sábado, 25 de julho de 2009

É porcina*?? Socorro, traga-me o EPI!!!!

Diria que está se tornando moda aqui no Brasil, começou perto, foi para longe, e agora, com alguns bons números de casos, está também causando aqui, no país verde e amarelo. Sim, é dela mesmo que irei falar neste post, a nova vilã do pedaço, a GRIPE SUÍNA, SWINE FLU ou GRIPE PORCINA, seja lá em que língua for a gripe é a mesma!

Um pouquinho sobre a influenza(gripe):

A influenza é basicamente causada por uma infecção viral. O vírus é da família Ortomyxoviridae, conhece-se três tipos de influenzavírus, o tipo A, B e C. O causador das grandes pandemias é o tipo A. O vírus possuí RNA como material genético e duas importantes proteínas no seu envelope, a hemaglutinina (H) e a neuramidase (N), daí os Hs e Ns tão ouvidos e lidos...H1N1, H5N1, por aí afora.

O vírus influenza constantemente sofre mutações, tanto que a cada ano há uma reavaliação da vacina que é aplicada, essas variações de ano para ano são relativamente pequenas, contudo, variações de grande porte também costumam ocorrer na ordem de 10 a 15 anos. A influenza A (H1N1), basicamente é um “catado” genético da gripe aviária, gripe suína(ocorrente em porcos, geralmente) e da gripe humana sazonal, porém as complicações por ela causada aparentemente são mais potentes.

No Brasil:

Em meados do mês do Julho, o Brasil após algum tempo de investigação epidemiológica, definiu estado de transmissão sustentada, fato este que gerou mudanças na conduta de identificação da doença, de forma que todo caso de gripe fosse levando em consideração, ou seja, suspeito.

Alguns laboratórios de referência nacional, tais como, Adolfo Lutz, Fiocruz e Instituto Evandro Chagas, conjuntamente, já analisaram mais de 6 mil amostras, sendo uma quantia considerável de casos positivos(24%), e ainda possui mais de mil amostras em processamento. O Brasil já registra 34 óbitos pela nova vilã, contudo é importantíssimo ressaltar o grande empenho que esta sendo feito para manter o controle, um exemplo foi a liberação de uma verba de 129,5 milhões para ações de prevenção, preparação e enfrentamento, também através de informativos de toda sorte, tanto pelo ministério da saúde quanto pelos mais variados tipos de mídia.

Breves conselhos:

Bem, como todo bom cidadão me sinto na obrigação de tentar ajudar de alguma forma, então lá vão alguns breves conselhos:

• Evite aglomerações, locais públicos ou fechados (metrozão às 7hs da matina..rss).

• Procure o mínimo contato com pessoas doentes (indícios de gripe).

• Atenção com o contato com superfícies.

• Cuidado com mão na boca, olhos e nariz, pois são as vias pelas quais o vírus tem preferência.

• Lave as mãos contantemente, principalmente após tossir, espirar.

• Utilize lenços descartáveis.

• Em caso de algum sintoma parecido, procure um médico imediatamente e procure ficar em casa até se sentir melhor.

Em relação, à nova pandemia, deve-se ressaltar que o melhor tratamento, ainda é a prevenção, portanto, mantenha-se informado e, por favor, PREVINA-SE!

Abraços a todos.

*foto: Eneas De Troya


Creative Commons License

Nenhum comentário:

Postar um comentário