sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novidades para sua busca

Esta é mais voltada para quem trabalha com pesquisas e tem necessidade de constante consulta à literatura, porém, para aqueles que não o fazem, peço-vos: “não deixem de ler também, pois de tudo (ou quase tudo), sempre extraímos coisas boas – todo, ou quase todo conhecimento é bem-vindo”.

Para continuarmos, gostaria de esclarecer para aqueles que não estão ligados ao ramo científico, mas são curiosos por natureza, que para todo o projeto científico, é necessário consultar a literatura, servindo-nos esta como um “norte” em relação ao que já se sabe sobre o assunto. Este processo é bastante trabalhoso (põe trabalho nisso), pois as buscas devem ser bem refinadas para que encontremos assuntos relacionados à nossas necessidades.

Agora, um pouquinho para quem é pesquisador.

Navegando (em meus e-mails..rss), recebi um newsletter com a propaganda de um site de busca para pesquisadores da área biomédica, eu, como bom curioso – resolvi acessar. Hummm...coisa fina heim! Acabei me deparando com uma nova e muito potente ferramenta – chama-se: Novoseek.

Esta ferramenta permite-nos efetuar buscas muitíssimo refinadas (ameiiiiiii).

Todos sabemos como é complicado efetuar uma busca utilizando os recurso de busca avançada, além do que, muitas das vezes se torna uma coisa enfadante. No Novoseek, ao colocar um termo no campo de busca como diabetes, por exemplo, além da gama de artigos encontrados, ao lado esquerdo da tela você verá uma espécie de menu, neste menu encontramos tags chaves, dividas por tópicos específicos.

A grande sacada, que me prendeu a atenção neste Novoseek, foram justamente estas tags chaves. No exemplo de busca brevemente citado acima (diabetes), tenho uma relação (no menu esquerdo), de doenças ou síndromes, substâncias farmacológicas, genes e proteínas, sinais e sintomas, substâncias químicas, organismos, órgãos e partes do corpo, tecidos, componentes celulares, funções biológicas, técnicas e procedimentos. Indo mais além, temos na aba ao lado (bibliografias), os jornais e autores mais relevantes no assunto.

Bem meus caros, está aí a dica, aconselho que façam um piloto – creio que irão gostar e que também facilitará a vida de muitos.

Só para ficar claro - não tenho nenhum envolvimento com a equipe do novoseek(rsss), só acho que coisas boas para o ramo científico devem ser divulgadas.

Acesse o novoseek: www.novoseek.com

Abraços a todos.



Creative Commons License

Um comentário:

  1. Valeu, Will. Direcionarei minha curiosidade à esta nova informação, afinal de contas, "todo conhecimento (ou quase todo) é bem vindo".

    ResponderExcluir