sábado, 11 de julho de 2009

Compartilhar...compartilhar...compartilhar...

Aqui estou mais uma vez meus caros(dears); mais um post para nós!

Desde quando trabalhava com web(quando não pensava em ciência biomédica, e sim, da computação..rss) me preocupava com estas coisas de copyright; cá entre nós, deprimente.

Uma das piores coisas é quanto você tem um conteúdo bom em mãos, mas precisa pagar ou requisitar permissão escrita por aquele conteúdo, pior ainda, quando falta recurso para pagar por este conteúdo ou não te dão a permissão(aff...que raiva...).

Sem hipocrisia, sei que money é necessário, porém, sempre fiz apologia ao compartilhamento dos arquivos: fotos, vídeos, códigos e etc -, ainda, continuo nesta luta* , mas agora em relação a papers, protocolos, técnicas, tecnologias...

Em tudo isso, a coisa boa é que, assim como eu existem muitos com esse mesmo propósito, pessoas que vêem na ação de compartilhar a possibilidade de acelerar os processos de evolução científica e de difusão cultural. Ainda neste contexto, preciso citar uma mega organização(esta que me incentivou a escrever o post), sem fins lucrativos(é lógico), mas com espírito altruísta e com o foco exatamente em COMPARTILHAMENTO E COLABORAÇÃO, com um maravilhoso espectro de possibilidades entre todos os direitos reservados e domínio público. É a creative commons organization.

A creative commons depende de colaboradoes, ou seja, de pessoas dotadas de boa vontade que realizam doações para que o projeto continue de pé (Infelizmente não posso colaborar, sou IC ainda..rss), mas não restringe o uso de material com sua licença apenas para colabs mas para quem precisar(uhuuuuuuuuuuuuuuuuu).

O que me chama a atenção nisto tudo, como sempre, é a parte científica da coisa. A creative está com um novo projeto denominado science commons, que visa a efetividade do compartilhamento no âmbito científico e também o avanço, pois quanto mais rápido se tem acesso à uma nova tecnologia, por conseguinte, mais rápido temos os avanços na maravilhosa ciência.

Para melhor compreensão de como tudo isso rola, estou postando dois vídeos: o primeiro é a respeito da organização como um todo, expondo a idéia e os prós desta mega ação; o segundo é a respeito do novo projeto -, o science commons.

Ps: os vídeos são em inglês e sem legenda, mas valem a pena.

*quando cito que continuo nesta luta, gostaria de deixar claro que não sou nenhum tipo de ativista contra os copyritghts, mas que faço minha parte da melhor forma possível, e sim, respeito os copyrights..rss...e todo o conteúdo encontrado no meu blog é baseado na licença “some rigths reserved(alguns direitos reservados)”, ou seja, podem utilizar à vontade(não com fins financeiros), e gentilmente peço que citem a fonte.

Abraços a todos.



Creative Commons License

2 comentários:

  1. olá Will

    Seguindo suas orientações...caso ainda tire alguma foto sua (sem cobrar-me pela permissãoda mesma), colocarei a fonte. Caso venha publicá-las, indicarei desde a câmera que foi usada, até o local exato que você se encontrava, para que não pareça que estou fazendo "uso ilegal" da sua imagem. (se cobrar licença, deleto a foto!!!):P

    Saudações..
    Obrigada pelo post.
    Gostei do Blog.

    ResponderExcluir
  2. Ah...desculpe, esqueci de dizer. :S

    Apesar do meu comentário não ser nada científico (como o seu blog), pude extrair do seu texto orientações úteis, devido á isso...fiz-lhe um comentário.



    ...Acompanharei(sempre que possivel) as novidades.

    ResponderExcluir