domingo, 28 de fevereiro de 2010

Atlas de proteínas humanas

Fazendo um puxadinho do post anterior, digo, em relação a apresentação de algumas ferramentas web-based que podem ser muito úteis no nosso dia-a-dia, hoje portanto, falarei um pouquinho de mais uma que achei sensacional.

Lembro-me que no colégio tinha aversão em usar aquele livro com vários mapas geográficos que nos anunciavam parâmetros políticos, climáticos, tipo de vegetação, sim ele mesmo, o atlas; lembram-se daquelas letras miudinhas -, terrivelmente medonhas, não?!

Nos dias atuais, graças a Deus me vejo livre desse tipo de coisa geográfica – não me pertence mais –, mas uma coisa é certa, ainda não me livrei dos fascículos com fotos explicativas anexas a obras científicas, sim, eles mesmos os atlas, e digo mais, diversos deles: anatomia, histologia, microbiologia, e agora, proteínas.

Mas como assim, atlas de proteínas, soa um pouco estranho, não?!

Quem aqui consegue tirar uma fotinho de uma dessas moléculas e colocar em um livro ou banco de dados, heim heim heim??? Bem, já vou lhes explicar meus caros amigos.

HPR (Human Protein Resource)

Certo dia em uma das minhas navegadas científicas na web, me deparei com uma ferramenta que achei bem legal, é o Atlas de Proteínas Humanas. Como disse acima, irei explicar para vocês!

Este atlas é basicamente um banco de dados que permite a exploração sistemática do proteoma humano usando antibody-based proteomics(proteoma baseado em anticorpos, em tradução livre), logo é possível visualizar a expressão das proteínas nos mais diversos tecidos, tanto em estado normal quanto em tecidos com câncer. A “visualização” destas proteínas são feitas utilizado-se de métodos imunohistoquímicos, imunoflorescência microscopia confocal, westernblot, e protein array.

Um breve preview

Na página inicial, temos logo de cara uma barra de busca, esta barra é de texto livre onde podemos simplesmente escrever o nome de uma proteína desejada e esperar o resultado.



Logo abaixo desta barra de buscas, podemos verificar também a possibilidade de busca por cromossomos humanos, ainda mais, temos as opções de buscas avançada e por classe de proteína. Ao efetuar uma busca, a página resultante nos fornece uma listagem com dados tais como: nome do gene que codifica a proteína, descrição da proteína, cromossomo, links (para outras bases), classe, ID do anticorpo que se liga a esta proteína, e os tipos de validações efetuadas para comprovação dos dados.


Lógico que puxando a sardinha para o meu lado, realizei uma breve busca para a proteína CD2AP, que em linhas gerais é uma proteína responsável por ancorar a fenda diafragmática dos podócitos no citoesqueleto de actina do glomérulo renal. Mas a despeito do que é e o que faz esta proteína, o que desejo enfatizar aqui é a parte dos anticorpos(antibody ID). Ao clicar em um dos anticorpos listados na coluna você tem um perfil de expressão da proteína com base na ligação com aquele anticorpo nos mais diversos tecidos, tanto normais quanto cancerosos. Ainda é possível analisar expressão da proteína em linhagens celulares demonstradas por Imunuohistoquímica, Imunoflorescência, diagramas de expressão celular e muito mais.


Sugiro que acessem e conheçam essa ferramenta interessantíssima, pois digo-vos que realmente vale a pena.

O link para acesso é: http://www.proteinatlas.org

Abraços a todos.

Um comentário:

  1. Lindooooo...depois que vc me apresentou esse site, rsrsr, só tenho usado ele. Valeu. bjo. Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir