domingo, 21 de março de 2010

Sobre Além de Darwin

Era uma vez, há algum tempo atrás, não muito tempo assim se pensarmos em termos evolutivos – eu diria apenas uns 150 anos atrás (viu como não é muito tempo assim) um homem chamado Charles Robert Darwin –, naturalista, e enfatizo, naturalista de primeira heim! Responsável por postular uma das teorias de maior impacto na biologia, sabe, daquelas que muda a vida das pessoas e em conseqüência dela diversas coisas são elucidadas?! Sim, ela mesma, a seleção natural.

Bem, eu particularmente tenho uma experiência com a biologia evolutiva, que diga-se de passagem, é quase nula. Contudo, existem pessoas que possuem muito mais conhecimento e tem prazer em repassa-lo, e ainda, o fazem muito bem. Esse é o caso de Reinaldo José Lopes, autor do livro Além de Darwin.

O livro em si é curto, daqueles de dar água na boca e desejar uma segunda edição, como algo do tipo: “Além de Darwin 2, Além de Darwin o Retorno...etc.rss..”. O livro explana ao nobre leitor (forma como Reinaldo gosta de se referir ao apreciador da obra) de forma muito sucinta e sem linguagem rebuscada o que torna a obra agradável a gregos e baianos (o termo usado não é nenhum tipo de preconceito, apenas denota culturas diferentes).

Três temas que me interessaram demasiadamente neste livro foram: Invasores de corpos, Legolândia, e Desinteligência. Em um desses, Legolândia a saber, é impressionante como o autor consegue de forma inacreditavelmente simples explicar o conceito dos genes Hox:

“A elegância dos genes Hox é que eles não especificam exatamente o que é ‘construído’ pelo montador de Lego chamado desenvolvimento embrionário, mas sim onde cada coisa é construída.”

Esse livro, de fato, baseado em diversas publicações científicas e fontes de extrema confiança, inclusive conversas com os próprios autores de algumas descobertas fantásticas (a saber, Reinaldo é jornalista e atuou em diversos meios de comunicação do nicho científico, como a Scientific American Brasil, por exemplo) recomendo a todos que tenham em suas estantes.

Meus caros amigos, posso vos dizer que para quem é apaixonado por ciência (sim, me incluo nesse meio) é um verdadeiro prato cheio, que apresenta uma visão maravilhosa sobre o tema da evolução sem agressão a nenhum tipo de credo, o que por vezes ocorre quando alguns evolucionistas (sem generalizar) resolvem expor suas opiniões.

Só para finalizar: LEIAM!

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário