sábado, 20 de fevereiro de 2010

O Advento da (bio)informática na nossa vida de cientista.

Quem se lembra como eram feitas as pesquisas em revistas científicas no passado, ou ainda, como era restrito aos seletos grupos o conhecimento de alto nível?! Pois é, como diria o Dr Pedro – amigo meu da faculdade. A respeito da primeira, digo-vos que não me lembro, só conheço por relatos, a segunda, vi meu irmão passar ainda quando eu era pequeno.

A professora do curso de citogenética que fiz contava para a classe como as coisas andavam a passos de tartaruga no passado, e sempre gostava de fazer analogia com tudo aquilo que dispomos nos dias atuais, sempre visando a facilidade no acesso de conteúdo dos mais diversos nichos científicos.

O importante de tudo isso é que com o advento da world wide web – a famosa internet – muitas barreiras foram quebradas, e hoje, coisas como pesquisas bibliográficas e até mesmo algumas aulas de altíssimo nível, podem ser encontrados na rede.

Bem meus caros amigos, lógico que esse larárá todo não foi só para falar do passado e do presente, né?! Mas sim para lhes apresentar duas ferramentas interessantíssimas que podem estar ao nosso alcance em apenas alguns clicks.

HHMI

O HHMI (Howard Hughes Medical Institute), é uma instituição filantrópica de grande porte nos Estados Unidos que tem por meta o apoio e financiamento de pesquisas biomédicas e educação em ciência. No site do instituto é possível encontrar uma página totalmente voltada ao ensino em ciência contendo vídeos, animações, palestras, aulas interativas, laboratórios virtuais etc...e ainda, todo esse conteúdo é de extrema qualidade. O link é esse: http://www.hhmi.org/coolscience.

Pathway Interaction Database

Humm....essa sou suspeito para falar. A despeito de meu amor reprimido pela informática (já fui programador um dia, hoje sou aspirante a cientista biomédico..rss), devo concordar com as maravilhas que a informática aplicada à biologia nos fornece.

O PID (Pathway Interaction Database) fornece um amplo espectro de informações muito bem estruturadas a respeito de interações biomoleculares e importantes processos celulares na forma de vias de sinalização. Este é uma colaboração entre o U.S National Cancer Institute e o Nature Publishing Group. Vale muitíssimo a pena conferir amigos, o link é o seguinte: http://pid.nci.nih.gov/index.shtml.

Bem prezados, por hoje é só, digo-vos que tentarei voltar a escrever mais periodicamente.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário